Trabalhar com tecnologia de ponta é um dos principais objetivos de um laboratório de prótese, afinal, ela traz consigo uma série de benefícios, como a maior precisão nos trabalhos, a redução de prazos e custos, além de permitir a criação de produtos personalizados com uma qualidade superior. E uma das tecnologias mais avançadas no mercado é o scanner intraoral.
O scanner intraoral é um equipamento que, como o nome já diz, escaneia a boca do paciente para a criação de próteses, pontes, coroas e outras restaurações dentárias. Com ele, é possível obter imagens precisas e tridimensionais da boca do paciente, o que ajuda no processo de criação da prótese.
Mas, além de trazer vantagens para o processo de produção, o scanner intraoral também pode ser uma fonte de lucro para o laboratório de prótese. Confira abaixo três oportunidades de ganhar dinheiro com o scanner intraoral:
1 - Substituir o scanner de bancada
O scanner de bancada é um equipamento importante, mas ele tem algumas limitações, como a falta de mobilidade e a impossibilidade de escanear áreas mais difíceis do modelo. O scanner intraoral, por sua vez, oferece mais precisão, amplia a quantidade de eixos de escaneamento, permite escanear áreas que o scanner de bancada não faz e aumenta a velocidade do escaneamento, diminuindo o gargalo neste setor. Por isso, substituir o scanner de bancada pelo intraoral pode ser uma oportunidade de melhorar o processo de produção e, consequentemente, a qualidade do trabalho entregue.
2 - Oferecer o serviço de Scan Service
Outra forma de ganhar dinheiro com o scanner intraoral é oferecendo o serviço de Scan Service, ou seja, tendo um scanner intraoral disponível para os clientes do laboratório. Isso pode ser feito de duas formas: cobrando pelo serviço ou oferecendo-o gratuitamente para os clientes. No primeiro caso, o laboratório cobra um valor adicional pelo escaneamento intraoral, o que aumenta o faturamento. Já no segundo caso, o laboratório pode fidelizar clientes que têm interesse em entrar no fluxo digital, mas não querem ou não podem investir no scanner intraoral. Dessa forma, o laboratório pode se tornar uma referência na região, atraindo mais clientes e aumentando a receita.
3 - Disponibilizar o scanner intraoral em cidades ou regiões próximas
Por fim, outra oportunidade de ganhar dinheiro com o scanner intraoral é disponibilizando-o em cidades ou regiões próximas, como se fossem satélites de captação de trabalhos. O laboratório pode ter um ou mais scanners disponíveis desta forma, por exemplo, um laboratório em Belo Horizonte pode montar um posto avançado (satélite) de escaneamento intraoral em Sete Lagoas, caso tenha um número bom de clientes nesta cidade. Isso amplia a área de atuação do laboratório, sem a necessidade de abrir filiais em outras cidades.
O scanner intraoral é uma tecnologia de ponta que pode trazer muitas vantagens para um laboratório de prótese. E, como vimos acima, ele também pode ser uma fonte de lucro. Por isso, se você ainda segue apenas uma destas oportunidades, saiba que pode mesclar estas três, por exemplo, durante uma semana do mês o scanner fica disponível em uma cidade satélite, o que pode ser feito em parceria com algum Dentista que agenda uma série de trabalhos nestas datas, nas outras semanas, você pode dividir o dia em dois períodos e deixar o scanner intraoral como substituto do scanner de bancada no período da manhã e disponibilizar para clientes o scan service no período da tarde.
Lembre-se que não é qualquer um que pode usar o scanner intraoral em boca, para saber mais sobre este tema leia o artigo "Quem pode fazer escaneamento Intraoral no paciente?".
Qualquer um pode usar o scanner intraoral para substituir o scanner de bancada no Laboratório, mas é importante que a equipe entenda o valor e a fragilidade do equipamento e obviamente não vamos ficar movimentando o scanner, o ideal é deixar em uma base fixa e movimentar o modelo com as mãos, o que permite ter um número elevado de eixos de inserção para o escaneamento.
Você tem mais ideias de como aproveitar o scanner intraoral no dia-a-dia do Laboratório de Prótese? Conte pra gente nos comentários deste artigo e não se esqueça de curtir nossos conteúdos.