Pergunta: alguma vez você sentiu aquele friozinho na barriga na hora de bater o martelo numa negociação de preço ou prazo com algum cliente importante que iria fazer toda a diferença na sua produção do mês?
Calma, não se sinta mal, isso é comum inclusive nas grandes empresas, medo do desconhecido, de não sentir firmeza em sua própria análise. Claro, o ideal seria você poder contar com uma ferramenta de análise como a Bússola da K2Go, mas mesmo sem grandes domínios de gestão é possível sim tomar decisões minimamente seguras com base em algumas premissas, como veremos a seguir.
Primeiro você precisa entender que no mínimo 80% do seu preço de tabela é custo e despesa, (sem contar as parcelas de investimentos), sejam ele fixos como aluguel, condomínio, luz, salários, prolabore ou variáveis como impostos sobre o faturamento, comissões, fretes, insumos e outros. Vamos então supor duas situações, uma de preço, outra de prazo:
1) Digamos que o seu preço de tabela de uma coroa maquiada seja $ 450,00. Partindo do parâmetro de custo já sabemos que qualquer valor abaixo de $ 360,00 representa prejuízo, logo não faz nenhum sentido aceitar proposta de produzir abaixo desse valor, pois quanto maior o valor do acordo maior será o seu prejuízo!
2) Prazo: seu cliente aceita o preço mas precisa que você parcele em 3 vezes e para ter esse benefício ele irá enviar uma média de 20 elementos/ mês, tentador não? Mas vamos analisar com base na mesma premissa de custo: 20 elementos corresponde a um valor total de $ 9.000,00, dos quais R$ 7.200,00 se refere aos custos e despesas. Se você aceitar a proposta lembre-se que irá produzir num mês, pagar $ 7.200,00 no outro mês e receber $ 3.000,00 referentes a primeira parcela, ou seja, se você não tiver uma liquidez equivalente a $ 4.200,00 nesse primeiro mês, ficará com seu caixa negativo e precisará recorrer a empréstimos até que as parcelas se sobreponham, isso irá reduzir ainda mais sua margem!
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K2Go, Mais Tempo Para Sermos Humanos!
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