Meu nome é Thiago Kempen, sou consultor em processos e tecnologia para Laboratórios de Prótese e faço parte do Time da Comunidade K2go e do Lab2go. Acredito que você está ciente do fato de que a Odontologia é um mercado em constante crescimento no Brasil e que o faturamento dos Laboratórios de Prótese é uma parte importante disso. No entanto, ainda enfrentamos desafios na comunicação entre o Dentista e o Laboratório, o que pode prejudicar a eficiência e a qualidade dos trabalhos.
O primeiro erro do Laboratório ao se comunicar com o Dentista, é não adaptar o seu código de linguagem, é muito importante entender que cada um se comunica de uma forma, por isso temos tantos nomes diferentes para as mesmas coisas, como no digital temos Jig, Scanbody, Pilar de escaneamento ou sempre tivemos o Pilar personalizado ou Abutment?
Dentro do Laboratório, quebramos os serviços para ficar mais fácil fazer a cobrança e as vezes definir a comissão, então criamos uma tabela de serviço com Vazamento, Troquelização, Coping e Aplicação, quando na verdade, o que o Dentista está pedindo é uma Coroa em e.max. Tudo bem, hoje em dia "funciona", afinal eu recebo o pedido em papel e traduzo para o sistema, mas e agora que os Dentistas estão equipados com scanner intraoral e usam ferramentas diferentes para o envio de trabalhos, como os softwares de envio dos próprios scanners e o WeTransfer? Vamos continuar recebendo os pedidos com o que o Dentista quer, agora digitado?
O que fazer então?
Para resolver este impasse, o Laboratório precisa começar simplificando a tabela de serviços, você não precisa de 70 itens para o Dentista escolher e nem para você ter em sistema, crie uma tabela única, os mesmos itens na tabela em papel ou PDF que envia aos Dentistas e no seu sistema de gestão, simples assim, mas nada fácil né? Precisa parar e fazer esta mudança, não adianta adiar o inadiável.
A maioria dos Laboratórios de Prótese focados em Prótese Fixa, se dariam bem vendendo apenas 9 serviços:
Coroa (qualquer material)
Faceta (qualquer material)
Central Unitário (qualquer material)
Lateral Unitário (qualquer material)
Ponte (qualquer material)
Protocolo
Abutment
Enceramento Diagnóstico até 6 elementos
Enceramento Diagnóstico a partir de 6 elementos
Achou pouco? A coroa seja de metalocerâmica ou zircônia, deve custar o mesmo para o Dentista selecionar o material pela necessidade do caso e não pelo preço, dessa forma também fica mais fácil de migrar os materiais. É possível simplificar esta tabela ainda mais e isso sim seria o ideal.
Depois de simplificar sua tabela de serviços, defina uma regra de qual é a porta de entrada dos trabalhos no seu Laboratório. Trabalhos físicos devem ser solicitados em determinado telefone ou software de pedidos e trabalhos digitais devem ser enviados exclusivamente por UMA ferramenta, assim você tem controle e organização sobre a entrada dos trabalhos, podendo gerenciar as informações básicas e reduzindo seu problema.
Para os Dentistas que usam apenas o sistema do scanner para enviar o pedido, é muito simples, cada um só tem um software para usar, mas para o Laboratório, que recebe de diversos Dentistas, fica muito complicado administrar pedidos vindo de diversas plataformas. Não posso deixar de indicar o Lab2go para receber estes pedidos sejam físicos, ou digitais, pois foi uma ferramenta desenvolvida pensando em solucionar exatamente este problema.
Com esta regra bem definida, comunique bem aos seus clientes e sua equipe. É importante manter uma comunicação frequente e eficiente, seja por e-mail, telefone ou mesmo pessoalmente, para garantir que todas as informações e expectativas estejam claras antes da produção da Prótese, transparência é essencial.
É melhor perder um cliente na entrada por definir regras claras, do que perder na saída porque atrasou ou repetiu, um Laboratório organizado, precisa de menos estrutura para funcionar.
Se você deseja saber mais, estou à disposição para conversar, só responder nos comentários.
Abraços,
Thiago Kempen da K2go e do Lab2go