No último ano tive a oportunidade de fazer consultoria em mais de 100 empresas junto à K2go, Startup de Educação na área Odontológica, que presta serviços para Laboratórios de Prótese de todo Brasil.
Hoje no Brasil, segundo o Conselho Federal de Odontologia (janeiro de 2023) são 383.257 Cirurgiões dentistas e 24.314 Técnicos em Prótese Dentária distribuídos em 3.150 Laboratórios de Prótese.
Este público vasto sempre se comunicou presencialmente e vendeu bastante através de indicação, entretanto, com o advento da pandemia global da covid 19, a maioria dos serviços também passou a ser ofertada através das redes sociais, na internet.
Empresas do mundo inteiro precisaram adaptar sua comunicação e entregar soluções para o mercado. E qual foi a solução? Estratégia, comunicação e logística online. O digital já era iminente na Odontologia e seu crescimento nos últimos anos tem sido constante, um processo de migração que levaria 5 anos para acontecer, aconteceu em apenas 1 ano.
Os profissionais perceberam que o modo como se comportavam nas redes sociais poderia resultar numa grande captação e retenção de clientes. Agora com um story no Instagram é possível se comunicar com todo o seu público e até mesmo conquistar novos clientes.
A demanda para o serviço de marketing dobrou. No início tive muitas experiências de montar redes do zero para empresas, mas hoje vejo um cenário completamente avançado. Entre meus clientes, todos já utilizam uma média de 03 a 06 redes sociais como estratégia em suas empresas.
Sem contar o quanto dominam o tema, consumiram muitos conteúdos de dicas na área e hoje já sabem posicionar muito bem a visão técnica do marketing.
A tendência nesse segmento é que a tecnologia irá dominar a profissão ainda mais nos próximos anos.
De acordo com pesquisa "Maturidade do Marketing Digital e Vendas do Brasil”, 94% das empresas escolheram o Marketing Digital como estratégia de crescimento e 83% dos CEOs devem aumentar os investimentos no digital.
Leia mais em: https://www.opovo.com.br/noticias/tecnologia/opovotecnologia/2022/02/11/marketing-digital-onde-estao-os-melhores-salarios.html
CONCLUSÃO
Todas as profissões foram e serão impactadas com a digitalização do mundo, novas leis, novas práticas, novas formas de consumir, vender e comprar.
Acredito no poder da educação e do marketing digital com estratégia como forma de conexão, de uma solução à uma necessidade.
Michele Kempen, diretora de marketing na Startup K2go, consultora de empresas e empresária.