A comunicação é linda em todas as suas formas,
mas para cada uma existe a ocasião certa.
Caroline Stempniak
Já estamos na era onde a comunicação não está ligada apenas em dialogar, e sim instituir para que o receptor entenda com clareza o que está sendo dito, afinal, é dever do locutor assegurar que a sua mensagem está sendo compreendida de forma objetiva. Uma comunicação não assertiva e sem estratégia pode afetar negativamente qualquer ambiente ou relação. Uma comunicação eficaz é aquela que transforma a atitude das pessoas, além de fortalecer a identidade de quem comunica.
Vivemos em um cenário onde as relações pessoais e de trabalho estão cada vez mais exigentes quando se trata de comunicação. Um dos maiores desafios está em lidar com diversos tipos de perfis, emoções, sentimentos e temperamentos. Conflitos no geral interferem negativamente e diretamente na performance e a motivação para o alcance de resultados e objetivos de uma equipe, por isso, se faz necessário um aprofundamento no processo de desenvolvimento da inteligência emocional para que haja uma comunicação assertiva onde existem métodos e momentos estratégicos para que a comunicação aconteça de acordo com perfil de cada pessoa. Existem diversos benefícios quando a comunicação é bem-sucedida: Aumento do rendimento dos colaboradores, êxito na realização das atividades, melhor visibilidade ao funcionário, fazendo com ele perceba e sinta sua importância e necessidade diante de suas tarefas. Um bom clima organizacional traz equilíbrio para a empresa, satisfação profissional e ainda contribui para um bom relacionamento interpessoal. Podemos encontrar algumas barreiras quanto ao processo da comunicação, como por exemplo: As barreiras pessoais, físicas e semânticas. Um dos grandes desafios que encontramos em nossa rotina é má comunicação verbal e não verbal.
Um dos aliados da comunicação é a motivação e o foco. Temos total poder de gerar sentimentos positivos ou negativos nas pessoas apenas com a forma com que nos comunicamos, além de declarar nossos valores pessoais. Como você deseja ser visto pela sua equipe ou pelas pessoas ao seu redor? Como sua comunicação te representa?
A forma como nos comunicamos deve ser de acordo com o modelo de compreensão que os colaboradores têm dentro do ambiente organizacional, a comunicação também deve ser na mesma medida intelectual de cada indivíduo.
Acreditem, somos diferenciados quando nossa comunicação é assertiva, elegante e dinâmica. Um bom caminho para evitar conflitos é um diálogo sem julgamentos e cheio de pudor, pois quando falamos em comunicação organizacional, estamos nos referindo a desenvolvimento de pessoas.
A comunicação representa um dos fenômenos mais importantes da espécie humana, hoje, temos formas de linguagem inteligentes que expressam o que sentimos e pensamos, em vez de cavernas escrevemos em smartphones, computadores e tabletes, tudo de última geração, o que faz com que em poucos instantes seja comunicado ao mundo o que estamos pensando, através das redes sociais, livros, jornais, filmes, entre outros meios. A comunicação é o ponto que liga as pessoas.
Comunicação assertiva é uma competência emocional que pode ser desenvolvida através de treinamentos, ela determinará se o líder conseguirá ter uma posição clara e objetiva para com seus colaboradores, bons líderes são bons comunicadores e devem ser autoconfiantes. O controle emocional é a base da comunicação e esse controle tem o poder de gerar produtividade em todos os tipos de seguimentos. A inteligência emocional afeta diretamente o comportamento, a administração do tempo, a motivação, a visão e a capacidade de um indivíduo.
Para ser autoridade e conquistar pessoas é necessário: Saber quando falar, como expressar sua opinião, ser claro e direto, ter atenção com a agressividade da fala e do comportamento, não fazer julgamentos de valores, usar argumentos claros, ter atenção com gírias e abreviações, usar a expressão corporal adequada, usar empatia... Enfim, podemos prevenir os excessos de conflitos, focando na solução para estabelecermos um ambiente de confiança, estimulando relacionamentos que não abre brecha a situações ambíguas.
Motivar é entender que o ser humano está em constante mudança e que a todo instante suas vontades e necessidades também mudam.
O clima organizacional pode ser positivo e favorável, quando é receptivo e agradável.
A comunicação assertiva e estratégica é uma ferramenta para o alcance de objetivos que consequentemente contribuem para o sucesso. Em qualquer ambiente corporativo haverá barreiras e obstáculos em relação a comunicação, pois, toda mensagem mal interpretada pelo receptor, gera conflitos, causando perda de produtividade que afetará no resultado. Sendo assim, assertividade, estratégia, controle emocional e conhecer as pessoas na essência entendendo o seu perfil comportamental é a chave de uma boa comunicação para o alcance do sucesso de uma empresa.